Capa matéria 4Um dos momentos mais aguardados do evento de abertura dos Campeonatos Oficiais, em 29.09, foi a apresentação do grupo de Ginástica Acrobática AKROS, da Secretaria de Esporte do GDF. Num espetáculo empolgante, os ginastas da Prof. Márcia Colognese encantaram a todos com uma performance fantástica na execução de “Brasil”. A coreografia, executada com precisão, vigor, figurino caprichado e bela trilha musical, fez vibrar intensamente as mais de 300 pessoas presentes no ginásio.

O AKROS é o precursor da modalidade no Distrito Federal. O projeto idealizado pela professora Márcia surgiu em junho de 2008 e já conta com excelentes resultados.  Inicialmente formado por nove ginastas do sexo feminino, o projeto tem hoje mais de 200 ginastas de ambos os sexos, com a faixa etária de 06 a 21 anos, sendo a maioria da rede pública de ensino.

Márcia lembra que em 2008 as crianças não tinham a esperança e a perspectiva de uma vida digna, mas com a prática da modalidade, valores praticados no dia-a-dia como o respeito, cooperação, confiança, solidariedade e a motivação, fez o impossível se tornar realidade: “não podemos esquecer os valores emocionais, educacionais, culturais e éticos que podem ser mobilizados por meio da ginástica acrobática. Agregar conhecimentos, condutas e comportamentos é fundamental para a formação de cidadãos. Só assim poderemos chegar ao alto rendimento com êxito. Elas estão determinadas a participarem de uma Olimpíada e sei que irão conseguir”.

Para conseguir apoio financeiro, a professora afirma que a próxima torcida é para que a ginástica acrobática se transforme em modalidade olímpica. “Somente o talento, garra e determinação não bastam para evoluirmos e um dia e chegarmos ao nível de potências como a Rússia, Ucrânia, China e Grã-Bretanha”.

As entidades e empresas interessadas em apoiar esse trabalho excepcional da equipe AKROS podem contatar a FBDF por meio do Fale Conosco, disponível na aba Contato do site.