O presidente da FBDF, Allann Andrade, explica nesta entrevista como serão os Campeonatos Oficiais de 2014, fala da parceria com o SESI-DF, do lançamento da Regional Gama e apresenta a nova página de tabelas e resultados, que será utilizada na competição. Com esta novidade, as equipes terão espaços promocionais para oferecer a seus parceiros.
Presidente, quando serão abertas as inscrições para os Campeonatos de 2014, em que categorias e qual o período de competição?
– As inscrições ficarão abertas de amanhã, 21, até 18 de julho, diretamente no site da Federação (http://fbdf.com.br/competicoes/campeonatos-oficiais/). Lá também estão as condições para participação. Neste ano, teremos as categorias Sub-15 e Sub-17, femininas e masculinas, Sub-19 masculina e Adulta Feminina. Os jogos serão realizados entre 30 de julho e 16 de novembro.
Quais as principais novidades para esta temporada?
– Temos boas novidades. A principal é que iniciamos uma parceria com o SESI-DF, que vai disponibilizar a premiação dos Campeonatos e um suporte com material de treinamento e de jogo para nossas seleções de base. Além disso, contaremos com as instalações do SESI-Gama para realizar todas as partidas da Regional Gama, que estamos lançando neste ano, dando, assim, o primeiro passo para a descentralização e ampliação das competições de basquete no DF, que é um propósito da nossa gestão. Outra novidade é nossa nova página de tabelas e resultados, que vai ajudar as equipes a participarem da competição sem pagar a taxa de inscrição.
E como vai funcionar a nova página de tabelas e resultados?
– Desenvolvemos uma página especial que será a única fonte de consulta para a programação dos jogos, resultados e classificação das equipes. Nela haverá um espaço para a exposição da marca de um parceiro, com link, logo abaixo do nome de cada equipe, ou seja, a empresa que apoiar um time aparecerá em todas as partidas dele e será vista por todos que consultarem a tabela, de julho a dezembro de 2014. É uma opção inédita que colocaremos à disposição das equipes e com investimento baixo para os parceiros: R$ 1.200,00 para equipes femininas e R$ 1.300,00 para masculinas. Os times que venderem esse banner não pagarão a taxa de inscrição. A página será disponibilizada no site até o fim deste mês, mas publicaremos um folheto para ajudar na argumentação das equipes junto aos seus potenciais parceiros.
Pode explicar melhor a ideia da Regional?
– É uma meta que temos desde o início da gestão, baseada no levantamento que fizemos junto a diversos segmentos do basquete do DF. Todos concordam que é necessário descentralizar a realização dos jogos dos Campeonatos Oficiais e desenvolver o basquete nas cidades satélites e no Entorno. Definimos quatro Regionais: Brasília, Gama, Sobradinho e Taguatinga. A ideia é fazer a competição com uma fase regional e outra de integração, que chamaremos de Copa DF. Ainda não temos estrutura para implantar, neste ano, todas as Regionais, mas com o apoio do SESI-DF lançaremos a do Gama, com Sub-15 e Sub-17, e já será possível iniciar o modelo de duas fases nessas categorias, com cruzamentos entre times das Regionais Brasília e Gama nas Copas DF Ouro e Prata, na segunda fase.
Somente equipes de entidades filiadas poderão se inscrever nos Campeonatos?
– Não, qualquer equipe poderá se inscrever, mas as filiadas terão preferência. Aliás, na tabela de taxas administrativas que estamos publicando, a filiação está isenta de taxa de registro e a anuidade não será cobrada das entidades que tiverem pelo menos uma equipe inscrita nos Campeonatos. É mais uma oportunidade para a filiação e isso é muito importante para a Federação e principalmente para o basquete do DF. Na Assembleia que realizaremos, em junho, teremos praticamente o mesmo número de filiadas com direito a voto do início da gestão e o processo de filiação está aberto, no site, desde agosto do ano passado. E teremos temas muito importantes sendo discutidos, como, por exemplo, a adaptação de nosso Estatuto à Lei 12.868, de 15.10.2013, que, dentre outras condições, define a limitação de mandato para dirigentes e a representação da categoria de atletas nos colegiados de direção e na eleição para os cargos da Federação. Claro que pela importância dos temas abriremos a discussão para toda a comunidade do basquete, mas, repito, é fundamental fortalecer a representatividade do nosso esporte com um número muito maior de filiadas votantes em 2014.