Em maio, Isabelle Guirelli Simões de Oliveira viu seu nome publicado no site da Federação Internacional de Basketball (FIBA), certificada como técnica de basquete de base da World Association of Basketball Coaches (WABC). Em 2019, ela foi indicada à CBB pela Federação de Basquetebol do DF para participar do treinamento, na ESEFEX, em novembro, no Rio de Janeiro, e foi a única mulher na turma. Isabelle foi aprovada, mas a finalização de todo o processo e publicação de seu registro na página da FIBA ocorreu recentemente, em decorrência da pandemia. O curso é feito em todo o mundo com o objetivo de capacitar técnicos para trabalhar com a base.
SOBRE ISABELLE
Atualmente é técnica no Centro de Iniciação Desportiva (CID), que funciona no Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro (CEMIC). Graduada em Educação Física, Isabelle também é especialista em Treinamento Esportivo e em Coordenação Pedagógica, além de ser mestranda em Educação Física Escolar, toda essa formação na Universidade Brasília. Atua como técnica de basquete em escolas públicas e particulares desde 1999. Em 2018, se tornou oficial da arbitragem da FBDF. E ainda se mantém ativa como atleta: joga nas equipes da AVABRA e foi campeã com a seleção brasileira no Panamericano de Basquete Máster, realizado em Natal (RN), em 2018.
PARTICIPAÇÃO FEMININA NO BASQUETE
Isabelle avalia que a presença das meninas praticando basquete é muito pequena e acredita que ter mulheres jogando, apitando e dirigindo equipes seja fundamental para incentivar a participação das novas gerações. “É importante valorizar a representatividade feminina, transmitindo esportes femininos na TV e na internet. Isso contribui para a adesão das meninas ao basquete, com a participação no esporte e com a construção de um mundo mais igual. Penso que o reconhecimento e a valorização do protagonismo feminino em todas as áreas do basquete podem aumentar o interesse das mais jovens pela modalidade”.
FBDF QUER ISABELLE EM SELEÇÃO DE BASE
Em reconhecimento à certificação inédita para o DF, ao empenho e com o propósito de valorizar a participação feminina em nosso basquete, a Diretoria da FBDF decidiu, por unanimidade, que Isabelle Oliveira será convidada para comandar uma das seleções femininas de base num próximo Brasileiro de Seleções, competição de deverá ser retomada pela CBB e Federações em 2022, se não for viável em 2021.