Sábado (04), os oficiais de arbitragem da FBDF se reuniram, no UniProjeção, em Taguatinga, para a Clínica de Atualização e Padronização 2017. O treinamento, organizado pela Comissão de Arbitragem (Zilda Pessoa, Andreza Sousa e Achilles Alves), é uma preparação importante para os Campeonatos de Basquete do DF, que começam no final do mês, e para as demais competições do DF e Entorno.
Os oficiais conversaram sobre padronização, analisaram vídeos, reforçaram conceitos com a atualização das Interpretações FIBA 2017, discutiram questões teóricas e realizaram avaliações teóricas e práticas.
As clínicas são de extrema importância para o quadro de arbitragem da Federação, pois, além de estudar a regra e suas interpretações, é um momento para os oficiais trocarem experiências e debaterem sobre situações que acontecem em quadra.
Dessa vez, os árbitros e mesários tiveram a oportunidade de escutar vários palestrantes experientes: Andreza Almeida (árbitra internacional, com atuação no NBB), Zilda Pessoa (mesária internacional, com atuação nas Olimpíadas Rio 2016), Joaquins Feitosa (árbitro internacional, com atuação no NBB) e Achilles Alves (árbitro nacional, com atuação na LDB). A mesária Fernanda Luza, que atuou nas Paralimpíadas Rio 2016, também compartilhou com o grupo a sua vivência no evento.
A mesária Elysa Damas, parte da nova geração de oficiais, que começou a atuar em 2016, achou a clínica muito produtiva e gostou da ideia de reuniões mensais para os oficiais de arbitragem. O árbitro Douglas Paignez elogiou o esforço da Comissão de Arbitragem, que procura criar um bom ambiente de trabalho para os oficiais, incentivando a harmonia e integração entre o grupo. Paloma Sousa, mesária, que começou a atuar este ano no NBB, afirmou que, com o treinamento, “já vamos começar com o pé direito”.
É com esse espírito, de harmonia e contínua aprendizagem, que a FBDF deseja dar início às atividades de 2017!
A Clínica teve o apoio do UniProjeção.