Desde 2000, o Colégio Santa Dorotéia e a Lance Livre Esportes mantêm parceria para formar equipes competitivas de basquete nos jogos escolares da Secretaria de Educação (JEDFs) e da Federação do Desporto Escolar, como também para representar o DF em competições nacionais. O Colégio entra com bolsas de estudo integrais ou parciais e a Lance Livre, a mais tradicional escola de basquete do DF, implementa seu projeto técnico.
Nesses 17 anos, foram muitas conquistas locais – praticamente uma hegemonia –, vice-campeonato nos JEBs (atualmente, Jogos Escolares da Juventude) e um título na Seletiva Nacional do Desporto Escolar para o 1º Pan-Americano Escolar, também vencido pelo Santa Dorotéia, em 2010, na categoria de 15 a 17 anos. Mas ainda faltava o principal título do basquete escolar do Brasil, nos Jogos Escolares da Juventude.
Faltava, porque essa grande conquista veio, em setembro, com o título da 1ª Divisão dos Jogos Escolares da Juventude, na categoria de 12 a 14 anos, disputada em Curitiba (PR). Uma vitória inédita para o Colégio e para o Distrito Federal, coroando um trabalho persistente e competente dos dois parceiros.
Destaque analisa a final
Danilo Carvalho, de 13 anos, foi o cestinha da final, contra o Colégio Santa Mônica (RJ), e um dos destaques da competição. Atleta também do Clube Vizinhança, nos Campeonatos do DF, Danilo tem evoluído bastante e já chama a atenção fora das quadras locais. Ele avaliou que a postura “profissional” de todos durante a campanha, acreditar na vitória e seguir as orientações táticas do técnico Ricardo Oliveira foram fatores decisivos para a vitória, num jogo em que o Santa Dorotéia começou perdendo por 10 x 0 e fechou com o placar de 42 x 36. “A gente já pensava em ser campeão desde Brasília e entrou na final com pensamento de querer ganhar mesmo. E também a tática do Ricardo ajudou muito, porque eles marcaram zona e aqui a gente não joga com essa marcação. A gente não foi pra lá de brincadeira e todo mundo no nosso time melhorou muito.”
União, foco e dedicação
Na opinião dos companheiros, o ala João Soares destruiu na final. Mas ele destaca o trabalho coletivo para o sucesso em Curitiba. “A gente estava o tempo todo unido, sempre um ao lado do outro, em todos os momentos, no hotel, no aquecimento, no jogo. Nossa mudança de atitude, no início do terceiro quarto da final, foi decisiva. Agente entrou mais focado, querendo ganhar mesmo, marcando forte, dando o máximo, até não aguentar mais.”
Preparação e referências
O armador Marcos do Nascimento, que pela primeira vez viajou para uma competição escolar, também falou sobre a conquista invicta em Curitiba. “Nosso time se preparou muito para a competição, treinava todos os dias antes da viagem e o Ricardo passou bastante da experiência dele e nos deixou muito confiantes”. Perguntado se tinha algum ídolo, disse: “nunca me inspirei tanto em jogadores do exterior… gostava muito do Guilherme Giovannoni, porque quando eu era menor, na escolinha GG12, ele me ensinou a arremessar, ia aos festivais… acho que nem se lembra dessas coisas. E meu pai foi minha inspiração, que também gosta de basquete e sempre me incentivou, desde cedo, na escolinha, e até hoje me apoiando em tudo.”
Uma parceria consistente
Experiente no basquete, técnico de alto rendimento – em nível de seleção brasileira – e formador de vários atletas que estão hoje no cenário nacional, Ricardo Oliveira, proprietário da Lance Livre Esportes, é incansável na manutenção do projeto de sucesso que já dura tantos anos. Ele destaca a parceria e a importância desse título para o DF: “é um título muito importante para o Distrito Federal e principalmente para o Colégio Santa Dorotéia, que nesses anos todos vem incentivando jovens a estudar e praticar o esporte. Fiquei muito feliz, porque uma instituição que, há 17 anos, investe no basquete merece um prêmio como esse. Sabemos que não é fácil uma escola se manter numa parceria tão longa e, para os garotos, essa conquista dá aquela virada de chave quanto às suas capacidades e também para encarar o basquete com mais seriedade.”
Visão dos gestores: esporte é formação, mesmo!!
Educação associada ao esporte, visando à formação integral dos jovens, não é apenas um chavão para os gestores do Santa Dorotéia. Vale a pena ouvir – e chega a emocionar – o que dizem Cândida Guth, Coordenadora, e Rodrigo Santos, Diretor do Colégio, que resumem bem a filosofia e a visão educacional que motivam essa parceria com a Lance Livre Esportes:
Áudio de Cândida Guth
Áudio de Rodrigo Santos
Mais uma conquista e novo objetivo
Na última quinta-feira, 19/10, o Colégio Santa Dorotéia foi mais uma vez campeão dos Jogos Escolares do DF, após virada numa partida sensacional em que perdia até o último quarto para o CEMAB – Centro de Ensino Médio Ave Branca, de Taguatinga. Foi na categoria de 15 a 17 anos, que terá os Jogos Escolares da Juventude, em Brasília, de 16 a 25/11. Meta: jogar por mais um título nacional, em casa.
Serviço
Colégio Santa Dorotéia
SGAN 911, Conjunto B, Asa Norte
Telefone: (61) 3048-8051 www.santadoroteiadf.com.br
.
Lance Livre Esportes
Ginásio do Colégio Santa Dorotéia
Telefone: (61) 3349-5518 www.lancelivreesportes.com.br