A FBDF está com inscrições abertas para o Concurso História do Basquete no DF, que terá 10 desafios, de 08 de novembro a 12 de dezembro e distribuirá pelo menos 14 bolas Spalding como premiação. Esta ação é a primeira resultante da parceria da Federação e Instituto Basquete com o historiador Rubens Junior, que aceitou o convite para ser Assessor Especial da Diretoria da FBDF, com o objetivo de resgatar a memória de nosso basquete.

“Nossa Diretoria ficou muito empolgada nas conversas com o Rubens e tenho certeza de que este concurso será uma forma diferente e participativa de resgatar a história de nosso esporte no DF, tanto a mais antiga quanto a recente. Esperamos uma grande participação da comunidade do basquete”, avalia Francisco Oliveira, presidente da FBDF.

COMO SERÁ

– O concurso terá 10 desafios, sendo dois a cada semana, no período de 08/11 a 12/12/2020;

– O desafio será dividido em duas etapas: na primeira, serão apresentadas quatro fotos, com três perguntas objetivas relacionadas a cada uma delas, que deverão ser respondidas pelo participante inscrito; na segunda etapa, em live, o historiador Rubens Junior contará a história das fotos e responderá às questões para apurar a pontuação dos participantes;

– As fotos serão publicadas no site da Federação (www.fbdf.com.br), aos domingos e quartas-feiras; as lives serão às terças e sextas-feiras, às 19h30, e para concorrer o participante deverá responder às questões no site até 17h do dia da live. Sempre haverá duas fotos dos personagens e fatos da história mais antiga e também recente; outra tratando do basquete feminino e uma relacionada com personalidades e destaques atuais do basquete;

– A premiação terá 14 bolas Spalding – ou até 17: uma para o maior pontuador de cada desafio, podendo ser oficial (microfibra) ou outdoor (borracha), e o tipo de bola será definido por sorteio no final da live; após os 10 desafios, duas bolas oficiais serão entregues para o 1º colocado (maior pontuador, somando-se todos os desafios), uma bola oficial para o 2º e uma outdoor para o 3º maior pontuador.

– Qualquer pessoa pode participar de todos os desafios, com pagamento da taxa de R$ 30,00 por meio do link PagSeguro que está no formulário de inscrição. As lives serão abertas inclusive para quem não se inscreveu no concurso, mas sem concorrer às bolas;

– As inscrições ficarão abertas até o último desafio, mas quem fizer logo terá muito mais chances de ganhar. Para inclusão de novo inscrito, será considerado formulário recebido até o dia anterior ao da publicação das fotos do desafio.

LINK PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO

https://form.jotform.com/202935527176056

VANTAGENS PARA OS FEDERADOS

– Federado da FBDF com registro 2020 em dia não pagará taxa de inscrição e, se ficar entre os três primeiros colocados na apuração final do concurso, ganhará mais uma bola, além das já previstas na premiação normal. Como colocar o registro em dia: – novo registro de atleta: http://fbdf.com.br/registro-de-atletas/ (botão de pagamento abaixo do formulário); – renovação de atleta: http://fbdf.com.br/taxa-de-registro-2020-atlletas/; – novo registro de técnico: http://fbdf.com.br/registro-de-tecnicos/ (botão de pagamento abaixo do formulário); – renovação de técnico: http://fbdf.com.br/taxa-de-renovacao-do-registro-2020-tecnicos/.

QUEM É RUBENS JUNIOR

Rubens Cavalcante Junior, historiador, é o responsável pelo Museu e Auditório D. João VI da Imprensa Nacional. Tem experiência e extensa participação em atividades relacionadas à preservação do patrimônio histórico e à educação. Apaixonado pelo basquete, foi atleta do Clube Motonáutica e ASFUB, nos anos 80, e conduz o Projeto Registro Histórico do Basquetebol de Brasília. Em seu acervo impressionante, Rubens reúne mais de 70 mil recortes de jornais e mais de 5 mil fotos, além de 120 entrevistas, inúmeros vídeos, documentos, camisas, medalhas e outros itens. Sobre esse novo projeto, considera que “a importância dessa iniciativa é fazer a comunidade do basquete conhecer a história do nosso esporte, revisitando marcos fundamentais da nossa memória”.