Com as posições conquistadas no Campeonato Brasileiro de Base, categoria Sub-17, encerrado no último dia 02, em Goiânia (GO), o DF fecha 2014 com todas as suas Seleções classificadas para a 1ª Divisão. E os resultados deste ano foram excelentes: Sub-15 Feminino, campeão da 2ª Divisão; Sub-15 Masculino, terceiro na 1ª Divisão; Sub-17 Feminino, sexto na 1ª Divisão; e Sub-17 Masculino, terceiro na 1ª Divisão.
Nas campanhas desta temporada, as Seleções contaram com praticamente as mesmas comissões técnicas, nas categorias Sub-15 e Sub-17. Filipe Sartório e Luciana Viana comandaram as meninas nas duas competições. Marco Carvalho, o Marcão, foi o técnico dos dois bronzes, acompanhado por Gustavo Cantuária, no Sub-15 Masculino, e por Gabriel Gimenes, no Sub-17 Masculino. Aliás, o Marcão pode ser considerado um fenômeno à frente das Seleções do DF, pois também ficou entre os melhores com o Sub-15 Masculino, em 2013, somando três medalhas de bronze, em sequência, na elite do basquete de base nacional.
Características presentes nas equipes do DF, o jogo coletivo, a disciplina e a garra impulsionaram os resultados positivos e evidenciaram o ótimo trabalho realizado pelos técnicos dos atletas em seus clubes/escolas, indicando que o basquete de base tem alicerces para se desenvolver ainda mais em 2015.
Em termos de estrutura, 2014 foi melhor do que 2013, porque a FBDF passou a contar com a nova quadra profissional instalada no Vizinhança – do convênio entre o Clube, FBDF, CBB e Ministério do Esporte –, manteve o apoio do UniCEUB e do Lance Livre/Minas Brasília Tênis Clube na cessão de espaços para treinamento e, por meio da parceria com o SESI-DF, se viabilizou ajuda de custo para as comissões técnicas.
Outro apoio fundamental para os resultados veio dos pais dos atletas, que se aproximaram da Federação, criaram grupos no WhatsApp, foram torcer, vibraram a cada conquista e participaram ativamente para ajudar a suprir carências e reanimar as equipes nas derrotas, num clima de absoluta integração e positividade. As Seleções puderam contar, ainda, com a especial colaboração de Cátia Sena e Osvaldo Silva, pais de atletas, que designados como representantes da FBDF tiveram papel muito importante no apoio aos times nos locais de competição.
A integração entre a FBDF e os pais também foi efetiva na garantia de apoio financeiro para os atletas. Em 2014, esse trabalho conjunto resultou na viabilização dos 24 benefícios possíveis do programa Bolsa-Atleta, sendo 12 do GDF e mais 12 do Ministério do Esporte.
Destaques
Além do privilégio de começar 2015 na principal Divisão do basquete, o DF teve atletas que se destacaram, individualmente, em 2014.
No Sub-15 Feminino, campeão da 2ª Divisão, Anna Aoyama foi eleita para a Seleção de Ouro, como melhor ala, e Milena Galina se destacou como líder em assistências da competição. As duas atletas também integraram o time Sub-17 do DF.
Danilo Sena foi o grande nome no Sub-15 Masculino e fechou o Brasileiro, em Poços de Caldas (MG), como cestinha (total 196 pontos e média de 32,6) e melhor ala. Em outubro, convocado para a Seleção Brasileira Sub-15, conquistou como titular o Sul-Americano e teve destaque nos lances livres.
Fazendo sua última participação na categoria Sub-17, Caroline Teixeira, que joga pelo Divino Jundiaí (SP), foi fundamental para a permanência do DF na 1ª Divisão e registrou seu nome, com destaque, no Brasileiro deste ano, fechando a competição como cestinha (108 pontos).
No Sub-17 Masculino, brilhou novamente Danilo Sena, que foi escolhido para a Seleção de Ouro, como melhor ala, feito excepcional para um atleta de apenas 15 anos.
As Seleções Sub-17 do DF têm o apoio do SESI-DF, BRB, Clube Vizinhança, Lance Livre/Minas e UniCEUB.