O formato dos Campeonatos de Basquete do DF 2016 trouxe novas oportunidades de participação das equipes, além de uma dinâmica de competição mais atrativa. Restam as finais da 2ª Rodada de Copas do Adulto Feminino para fechar a etapa de torneios classificatórios e definir que equipes formarão a Supercopa Prata e a Supercopa Ouro BRB 50 Anos, que começam na próxima semana.
A disputas pelas medalhas de ouro, prata e bronze já estão programadas:
– 15.10 – sábado – Ginásio do Clube Vizinhança – 13h – Vizinhança x CEUB (disputa de 3º lugar)
– 18.10 – terça – Ginásio do UniCEUB – 20h – União Brasília x UnB (disputa de 1º lugar)
Pela pontuação apurada até agora, os times do Filadélfia e do CEUB estarão na Supercopa Prata. União Brasília, campeão da 1ª Rodada de Copas e finalista na atual, já tem vaga garantida na Supercopa Ouro BRB 50 Anos. Caso o Vizinhança vença o CEUB, na partida deste sábado, e o União Brasília conquiste o bicampeonato, na terça, as duas equipes farão o playoff da Supercopa Ouro BRB 50 Anos. Mesmo com vitória do Vizinhança, se a UnB conquistar o título da 2ª Rodada de Copas Adulto Feminino, União Brasília e UnB irão para a Ouro.
As equipes receberam suas bolas Wilson oficiais femininas, que serão utilizadas nas finais. Nos intervalos dos dois jogos, além de brindes do BRB e da FBDF, será sorteada uma bola Wilson entre as mulheres da torcida.
O novo formato possibilitou à FBDF ter uma competição de base do basquete feminino: Católica, Escola das Nações, Marista e Sigma Águas Claras estão disputando a Supercopa Ouro BRB 50 Anos – Sub-15 Feminino, torneio inédito e especialmente organizado para ter as jovens atletas nos Campeonatos da Federação. Eny, do Sigma Águas Claras, e Ana Michaela, da Escola das Nações, participam pela primeira vez de uma competição desse tipo e resumiram suas sensações em duas palavras: alegria e expectativa. Como as demais Supercopas, esse torneio terá premiação com troféus e medalhas, escolha de destaques e promoções nas finais.
As Supercopas têm o patrocínio do UniCEUB. Os Campeonatos de Basquete do DF têm o patrocínio do BRB – Banco de Brasília e o apoio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do GDF.