Zilda, Mariana e Paloma são oficiais de mesa da Federação e tiveram confirmado, neste mês, seu credenciamento para o ciclo 2021-2023, no Programa de Certificação de Oficiais de Mesa da FIBA – Federação Internacional de Basketball, entidade máxima da modalidade no planeta. Com isto, as três se habilitam para atuar em todas as competições de alto nível.
Esse programa teve início em 2017 e desde aquele ano a FBDF já contava com Zilda e Mariana. Neste ano, foi a vez da Paloma entrar para esse seleto grupo, depois de muita dedicação e seguidas temporadas como mesária nos campeonatos do DF e no NBB.
Para tentar a certificação, o(a) oficial deve ter pelo menos cinco anos de experiência no mais alto nível de competições nacionais, saber falar e escrever em inglês e ser indicado(a) pela sua Federação. No processo seletivo, o(a) candidato(a) acessa uma plataforma de estudos da FIBA para se preparar e faz uma prova online, com 50 questões, em inglês, com tempo de uma hora, e precisa de no mínimo 70% de aproveitamento.
Diretora de Arbitragem da Federação e com nada menos do que uma Olimpíada no currículo (Rio 2016), Zilda comemora a permanência dela e da Mariana nesse cadastro especial e ainda mais a entrada da Paloma: “muito bom ver o sucesso da Paloma, uma jovem mesária, que vem sempre demonstrando compromisso e competência no seu trabalho. Vamos continuar empenhados para ter mais nomes do DF lá!”