Os Centros de Iniciação Desportiva (CIDs) são projetos da Secretaria de Educação do GDF que oferecem aos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal a prática e o conhecimento técnico e tático de diferentes modalidades esportivas.

O CID Taguatinga de Basquete é uma referência em formação de atletas, desde a década de 90, e está sob a responsabilidade do Prof. Márcio Antônio Rocha da Silva Júnior, desde 2007. Funciona no Centro de Ensino Médio EIT (CEMEIT), Taguatinga Centro, que dispõe de quadra coberta e iluminada, segurança, tabelas, bolas oficiais e material de auxílio aos treinos. As aulas são às segundas, quartas e sextas, nos turnos matutino e vespertino.

Neste ano, tem 109 atletas praticando basquete, nas categorias de Sub-12 a Sub-17, femininas e masculinas. Todos estudam em escolas públicas de Taguatinga e cidades satélites próximas e a maioria nunca teve contato com a modalidade antes de frequentar as aulas do CID.

O CID Taguatinga participou dos Campeonatos de Basquete do DF 2015, na categoria Sub-15 Masculino. Nesta temporada, no novo formato implantado pela FBDF e com o apoio do Centro Automotivo Quality, de Águas Claras, ampliou sua participação e já conquistou os títulos da Copa Quality Sub-17 Masculino e da Copa Sub-15 Masculino. Teve suas equipes Sub-15 e Sub-17 classificadas para as Supercopas Ouro BRB 50 Anos e, no Sub-14, está na briga pelo título da Supercopa Prata.

Esse sucesso é resultado da postura empreendedora do Prof. Márcio Júnior, que está sempre empenhado em levar seus alunos a passos mais desafiadores, procura as parcerias e envolve as famílias no projeto. Ele falou à FBDF sobre o seu trabalho à frente do CID Taguatinga.

Desafios

“É importante conseguir implantar uma mentalidade de esporte numa comunidade de familiares e estudantes que não têm um histórico favorável à sua prática e atender a um grande número de interessados, que se apresentam com níveis diferenciados de vivências motoras necessárias ao desenvolvimento do basquete. E, para organizar times competitivos nas diversas categorias, temos de administrar a impossibilidade de ter todos os atletas da equipe treinando no mesmo horário.

Ainda enfrentamos a grande evasão de alunos, que deixam a prática esportiva por diversos motivos (financeiros, trabalho, falta de incentivo familiar, dificuldades acadêmicas). Nem sempre dispomos dos recursos financeiros para a aquisição e manutenção de material esportivo, pagamento das taxas de inscrição nas competições, transporte, auxílio aos atletas e viagens – neste caso, ficamos limitados em termos de intercâmbio com equipes de outros estados, que sempre traz uma maior consciência de jogo aos atletas. Também é comum a saída de alunos com grande potencial para outras equipes de maior tradição, quebrando uma sequência de trabalho e inibindo futuros resultados positivos para o CID.”

Apoio

“Hoje temos um grande apoio dos pais, que entenderam a filosofia de trabalho implantada e a importância que o esporte tem na vida de seus filhos, além de empresas como a Quality, grande apoiadora de nossas equipes nas competições da FBDF, que entende o papel social que uma instituição como o CID Taguatinga tem, oferecendo uma perspectiva diferente aos jovens envolvidos em suas atividades.”

Filosofia, prática e formação

“Os bons resultados alcançados nas Copas ao longo deste ano se devem a uma filosofia forte e bem clara que todos os atletas entendem, os identifica com a instituição e os faz buscar a cada partida defender nossos ideais, que muitas vezes vão além de ganhar ou perder um jogo. Os campeonatos disputados, neste processo, são de grande importância, pois dão aos nossos jogadores a experiência em quadra necessária para que alcancem o máximo de suas capacidades físicas, técnicas e táticas. Hoje, o CID Taguatinga de Basquete é referência em formação de atletas em Taguatinga e no Distrito Federal, tendo em seu plantel diversos atletas convocados para representar nossas seleções, outros se tornando árbitros da modalidade e alguns trabalhando como profissionais de Educação Física, graças aos conhecimentos adquiridos aqui. O sonho do projeto é atender a mais crianças e jovens que desejem praticar este esporte tão apaixonante e dar a todos os seus alunos e atletas a oportunidade de desenvolver suas potencialidades e sonhar em ser um esportista ao longo da vida.”